Rua Coronel Aristiliano Ramos, 435 - Centro

 

CEP: 89110-900

E-mail: gaspar@gaspar.sc.gov.br

Site: http://www.gaspar.sc.gov.br

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
  • Prefeitura de Gaspar

Secretaria de Obras apresenta resultados dos serviços prestados à comunidade

A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos realizou nesta última sexta-feira dia 13 a prestação de contas do setor. A Secretaria de Obras realiza, atualmente, nove diferentes tipos de prestação de serviços: iluminação pública, engenharia, calçamento de vias, manutenção de vias não pavimentadas, limpeza e manutenção de vias, sistema de drenagem e esgotamento sanitário, caminhão pipa, oficina, e os cemitérios municipais. Em destaque está o atendimento de 4.035 solicitações dos moradores, recebidas pelo atendimento e protocoladas no sistema interno desde 2017.


Neste ano a secretaria fecha contando com 84 servidores em atividade e 27 inativos. Na apresentação aproveitaram para dar destaque à criação do setor de engenharia no ano de 2017 e a ampliação do imóvel sede da secretaria, realizada através de um projeto dos próprios engenheiros. Quanto à iluminação pública, somam-se cerca de 5.670 atendimentos prestados.


A equipe da oficina que atende tanto a frota da secretaria quanto os demais departamentos possui uma frota com o total de 46 veículos, incluindo máquinas, caminhões, carros pequenos, pipas dentre outros. Neste ano a oficina contabilizou um investimento de R$ 519.081,47 que engloba consertos, óleos lubrificantes e trocas de pneus.


Inicialmente contando com dois caminhões pipa no ano 2017, hoje, a secretaria conta com quatro caminhões pipas sendo um deles cedido através de uma parceria com o SAMAE. Ao todo a frota circula entre dez bairros, sendo priorizadas vias estruturantes, com corredores de transporte público, unidades escolares e de saúde. Na retrospectiva geral, a Secretaria de Obras apresentou 18 dos principais projetos realizados no ano de 2018. Como por exemplo, a pavimentação da Rua Pedro Simon, Bairro Margem Esquerda, execução do trevo da Parolli e revitalização do primeiro trecho da Rua Anfilóquio Nunes Pires.


Para o ano de 2019, a secretaria trouxe uma relação contendo 23 das principais obras deste ano. Dentre elas estão as obras emergenciais de contenção da encosta da Rua Anfilóquio Nunes Pires, assim como a criação de uma rota de desvio de cerca de 1km, evitando que condutores precisassem realizar um contorno maior, finalização da pavimentação dos trechos um e dois da Estrada Geral do Poço Grande no Bairro Lagoa e pavimentação da Rua Itália, no Alto Gasparinho. Dentre as obras que estão em execução, destaca-se a pavimentação da Rua Barão do Rio Branco, no Bairro Santa Terezinha, pavimentação da Rua João Russi e Valquírio S. Tormena no Bairro Barracão, pavimentação da Rua Frei Solano no Gasparinho e a revitalização do trecho dois da Rua Anfilóquio Nunes Pires.


O secretário de Obras Jean Alexandre dos Santos comentou estar feliz com as realizações do ano de 2019. “Nossa secretaria sempre contou com uma demanda alta, pois prestamos bastantes serviços de manutenções e com o Programa Avança Gaspar a entrega de diversas obras. Mas, com a colaboração assídua dos diretores, coordenadores, engenheiros e servidores em geral, o ano está fechando com um salto positivo” relata Jean.


Para o secretário, o maior desafio da Gestão Pública no Brasil ainda é a morosidade da burocracia. “Até que a que nossa comunidade possa ver a obra em execução, várias medidas precisam ser vencidas para realizarmos mais obras, de qualidade, atendendo os anseios dos gasparenses”, finaliza o secretário.


Avança Gaspar

As obras realizadas pela Prefeitura através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos fazem parte do Programa Avança Gaspar, que é o maior programa de obras de infraestrutura da história de Gaspar. São mais de R$ 150 milhões investidos para beneficiar a todos. Em mobilidade urbana, são mais de quarenta obras para maior fluidez no trânsito e para garantir a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas. Em um ano já foram entregues mais de 50 obras, em conjunto com a Secretaria do Planejamento, Superintendência da Gestão Compartilhada – Gecin, Samae e Ditran. O programa conta com uma agenda para até 2023 realizar a entrega de diversas outras obras para todos os bairros. Avança Gaspar, tempo de crescer, hora de avançar.