Rua Coronel Aristiliano Ramos, 435 - Centro

 

CEP: 89110-900

E-mail: gaspar@gaspar.sc.gov.br

Site: http://www.gaspar.sc.gov.br

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
  • Prefeitura de Gaspar

Obras continuam em ritmo acelerado neste fim de ano

O ano está chegando a sua reta final, contudo as obras continuam em ritmo acelerado em diversos pontos do município. A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, que é uma das organizações responsável pela execução, planejamento e fiscalização de algumas delas, apresenta um levantamento de como está o andamento de cada uma, tendo em vista uma maior transparência com a população.


Em andamento está a pavimentação e novo sistema de drenagem das ruas João Russi e Valquírio Santos Tormena no Bairro Barracão. Na João Russi, as obras se encontram em fase de colocação de base e sub-base para que posteriormente a capa asfáltica possa ser aplicada. Simultaneamente na Rua Valquírio Tormena, os últimos detalhes do sistema de captação pluvial, como a solidificação das caixas, posicionamento das tampas de concreto e das grelhas das bocas de lobo vão sendo finalizadas. A previsão é que a obra seja concluída até final de dezembro, mediante condições climáticas favoráveis.


No Bairro Bela Vista é executada a revitalização do trecho 2 da Rua Anfilóquio Nunes Pires. São cerca de 7,5 km de revitalização somando os dois trechos, que iniciou nas imediações do Viaduto Paulo Wehmuth, na Avenida das Comunidades, até a rótula da Havan e agora será finalizada a até a divisa com a cidade vizinha, Blumenau. Os serviços agora executados compreendem a fresagem do pavimento atual e posteriormente o recapeamento em alguns trechos e em outros, o reforço do solo com base e sub-base.. As obras se iniciaram no final de novembro e são previstos quatro meses para a conclusão.


No Bairro Gasparinho continuam os trabalhos de pavimentação e instalação de novo sistema de drenagem da Rua Frei Solano. A Secretaria de Obras assumiu esta obra em novembro deste ano, mediante a rescisão de contrato com a empreiteira que a estava executando até então. A extensão que parte da estaca de marcação 31 até a 57 recebe melhorias nas caixas de captação já instaladas, e também a construção das caixas que faltam. Sob a via, a base e sub-base já são aplicadas para preparação para o pavimento. O trecho restante da obra fica por conta da nova empresa que licitará o projeto no ano que vêm.


No Bairro Santa Terezinha a pavimentação asfáltica da Rua Barão do Rio Branco se aproxima. No momento está em execução a revisão e melhoria do sistema de drenagem da via. Os trabalhos iniciaram a partir da saída da via com a Avenida Frei Godofredo e já alcançaram a metade da via, assim que concluído este serviço, as próximas fases anteciparão o pavimento. O projeto prevê uma reurbanização para a via que trará, além do pavimento e drenagem, sistema seco de esgotamento sanitário, instalação de faixa de passeio com lajotas sextavadas e meio fio.


Continua também a execução das obras do Loteamento Margem Esquerda, no Bairro Margem Esquerda. Lá os trabalhos na via projetada como “Rua 7 do projeto” estão em fase de solidificação de uma laje que protegerá a passagem do gás natural subterrâneo. Enquanto isto, equipes continuam com a finalização das calçadas, caixas de captação e pavimento das demais vias. A previsão é que a obra seja concluída em breve.

A Secretaria de Obras conta com o auxílio do seu setor de engenharia, que auxilia nos trabalhos mais grandiosos como os citados. E, sob as diretrizes do Avança Gaspar desenvolveu estas obras tendo em vista trazer algo novo com a maior qualidade, promovendo o desenvolvimento da cidade.


As obras constam do Programa Avança Gaspar, o maior programa de investimentos do município, que já entregou mais de 50 obras, zelando sempre pela qualidade com melhorias para todos os 21 bairros do município. O programa conta um cronograma que se completará até o ano de 2023, onde haverá o investimento mais de 150 milhões em desenvolvimento a cidade.


A secretaria também presta diversos outros serviços urbanos, como a recuperação de faixas de passeio e vias pavimentadas, calçadas e sem pavimento. A desobstrução de canais de drenagem, roçada de espaços públicos e manutenção da iluminação pública. “2019 foi um ano de grandes realizações, aumentamos nosso fluxo de trabalho e conseguimos entregar diversas melhorias para a comunidade, além de iniciar estas em andamento” comenta Jean Alexandre dos Santos, secretário de Obras.